sábado, 21 de outubro de 2017

Estágio 4 Dieta da doença renal: enfocando a nutrição

Disclaimer: Este artigo é apenas para fins informativos e não se destina a ser um substituto para o aconselhamento médico ou o diagnóstico de um médico.


Quando você tem doença renal crônica no estágio 4 (CKD), suas metas de dieta devem ajudar a minimizar os sintomas e ajudá-lo a manter uma ingestão adequada de nutrientes para prevenir a perda de peso e a desnutrição.


A função renal é severamente diminuída na CKD do estágio 4. Os resíduos de proteínas, toxinas e minerais se acumulam no corpo e levam a uremia com sintomas como náuseas, vômitos, perda de apetite, sabor anormal, mau hálito, problemas de nervo e sono, dificuldade de concentração e fadiga. A retenção de líquidos devido a uma diminuição da produção de urina também pode ocorrer.


Conhecer seus objetivos nutricionais pode ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida.


Proteína e estágio 4 CKD


Em média, os americanos consomem 90 a 100 gramas de proteína por dia, mas nossos corpos só precisam de cerca de 46 (para mulheres) para 56 gramas (para homens) de proteína.


As Diretrizes de Nutrição de Incidência de Doença Renal (K / DOQI) sugerem que uma ingestão de proteína de 0,6 gramas por kg de peso corporal pode ser benéfica quando a taxa de filtração glomerular (GFR) cai abaixo de 25, ou aproximadamente 25% da função renal restante. A metade de sua proteína deve ser proveniente de fontes de alta qualidade que fornecem todos os aminoácidos essenciais (por exemplo, ovos, leite, aves, frutos do mar, carnes vermelhas, soja).

Esta dieta de baixa proteína é pensada para ter um efeito protetor sobre os rins. No entanto, também traz o risco de desnutrição protéica, com perda de músculo e baixos níveis de albumina. Pergunte ao seu nefrologista ou nutricionista renal para calcular a quantidade de proteína que você deve consumir por dia.


Phosphorus and Stage 4 CKD


À medida que a função renal diminui, o fósforo não é removido do seu corpo de forma eficiente e pode se acumular no sangue. Ao mesmo tempo, o cálcio não é absorvido bem do seu alimento, levando a baixos níveis sanguíneos. Em resposta, a produção de hormônio paratireoidiano (PTH) aumenta e provoca a liberação de cálcio e fósforo dos seus ossos. A perda de cálcio e fósforo de seus ossos faz com que os ossos enfraquecem e o aumento de fósforo e cálcio no seu corpo pode causar calcificações em seu coração, vasos sanguíneos e outros tecidos moles dentro do corpo. Com base em seus resultados de laboratório para fósforo, cálcio e PTH, sua dieta de CKD no estágio 4 pode incluir uma restrição de fósforo de 800-1,000 mg por dia.


Verifique as listas de ingredientes alimentares para qualquer tipo de aditivo de fósforo (ácido fosfórico, hexametafosfato, trifosfato, etc.). Muitas bebidas e alimentos processados ​​possuem esses aditivos.


Outros alimentos de alto teor de fósforo a serem limitados incluem:

Queijo

Chocolate

Sorvete

Legumes

Leite

Nozes

Sementes

Iogurte

Potássio e estágio 4 CKD

Se os rins não conseguem remover suficiente potássio para manter níveis sanguíneos normais no estágio 4, você precisará limitar os alimentos com alto teor de potássio. Seu médico pode prescrever uma restrição de potássio de 2.000 a 3.000 mg por dia. Alguns alimentos com alto teor de potássio para limitar ou evitar incluem:

Abacate

Bananas

Cantaloupe e honeydew melon

Fruta seca

Legumes

Leite

Nozes e sementes

Laranjas e suco de laranja

Batatas

Abóbora e abóboras de inverno

Produtos de tomate (sucos, molhos, pasta)

Iogurte

Um alto nível de potássio também pode estar relacionado aos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ACE) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina (ARBs) prescritos para reduzir a proteína na urina, diuréticos poupadores de potássio ou outros medicamentos de controle da pressão arterial e seu médico pode fazer alterações na medicação.

Sodium e Stage 4 CKD

A maioria das dietas renais começa com um objetivo de 1.500 a 2.000 mg por dia ou a quantidade recomendada pelo seu médico ou nutricionista. A recomendação de sódio para CKD no estágio 4 é de 1.000-4.000 mg / dia com base no equilíbrio de fluidos, pressão arterial e outras doenças que podem afetar os requisitos de sódio. O americano médio consome 3.700 mg de sódio por dia.

Calorias e estágio 4 CKD

Quando você faz mudanças na sua dieta, sua ingestão calórica pode diminuir, resultando em perda de peso indesejável. Diminuir sua ingestão de proteína sozinho pode resultar em calorias de 200 a 400 por dia. Pesar-se e rastrear seu peso semanalmente para ver se você precisa de mais calorias. Peça ao seu nutricionista para ajudar a estabelecer metas de peso realistas, dependendo do seu peso atual.

Fluido e palco 4 CKD

Se você começar a manter o fluido no estágio 4 CKD, talvez seja necessário limitar a quantidade de líquidos que você consome. Sinais de retenção de líquidos incluem inchaço nos pés, mãos e rosto; aumento repentino de peso; falta de ar; e pressão alta. Estes sintomas podem indicar diminuição da produção de urina à medida que a função renal diminui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você tem alguma dúvida. Por favor, deixe uma mensagem. Vou responder-lhe no prazo de 2 dias.

nome:
Era:
Gênero:
Email:
telefone:
País:
mensagem: